O projeto “Água: um Pingo de Consciência" vem
sendo desenvolvido, visando à conscientização dos alunos da Escola Leon Renault, quanto ao uso da
água.
Arte da SME/ Marcélia Gomes de Deus
Nossos mascotes: As gotinhas!!!
Musica meu peixinho azul
O Peixinho Azul da turminha do maternal 3 da professora Jussara.
Diariamente, na rodinha, a professora escolhe um aluno para alimentar o peixinho, cantar a música do "Peixinho Azul".
Falam sobre os cuidados com os peixinhos, a importância da água para os animais e para os humanos,entre outras situações.Assim os pequenos aprendem cuidar e ter respeito pelos animais, percebendo suas necessidades diárias e desenvolvendo a linguagem oral.
Painel do 1º ano da professora Regina Esméria
Mural da professora Andreia /Maternal 3
2º período da professora Luciana
4º ano da professora Fabrícia
Dia Mundial da Água / 22 de março
Apresentações Dia Mundial da Água
A Escola Leon Renault comemorou junto com seus alunos, professores, direção e funcionários o Dia Mundial da Água com diversas ações.
Cada turma do turno da tarde, fez apresentações musicais, poemas, paródias e dramatizações conscientizando a todos da importância em preservar e economizar a água.
5º ano: Paródia
4º ano: Música Olha a Água
3º ano: Música Planeta Água
2º ano: Dramatização do Poema A Chuvinha
1º ano: Teatro A Gotinha
2º Período: Música O Peixe Vivo
1º Período: Música Água
Maternal 3: O Peixinho Azul
Paródia 5º ano com o tema Água
Ritmo: Raridade
Para o mundo melhorar,
A natureza devemos respeitar,
Pra ela não acabar,
Logo,logo vamos precisar.
Economizar é sinônimo de amar.
Se não cuidar vai acabar,
Se a última gota cair,
Não terá mais como reagir.
No banho primeiro ensaboar,
Para depois enxaguar
Ao escovar os dentes a torneira fechar,
Na calçada a mangueira não usar,
Devemos colocar a vassoura para trabalhar.
Economizar é sinônimo de amar!!!
Turma do 5º ano da tia Gis.
O projeto....
PROJETO INSTITUCIONAL "ÁGUA: UM PINGO DE CONSCIÊNCIA"
JUSTIFICATIVA:
A equipe da Escola Municipal Leon Renault, acredita que valores como respeitar o que a natureza nos fornece, devem ser repassados para as crianças. Sabemos que nos tempos atuais é imprescindível que a educação de forma interdisciplinar aborde o meio ambiente para que as crianças conheçam e valorizem as leis da natureza.
O projeto “ Água: um Pingo de Consciência"vem sendo desenvolvido, visando à conscientização dos alunos, quanto ao uso da água.
OBJETIVOS:
Ø Valorizar a água como um recurso precioso
Ø Utilizar a água com consciência, pensando no próximo.
Ø Conhecer os fenômenos da natureza referentes à água (rios, chuvas, etc.).
Ø Conscientizar- se do papel do homem na preservação dos rios, lagos e mares.
Ø Perceber a dependência dos seres vivos em relação ao meio ambiente, em especial a água.
Ø Reconhecer a ação do homem na transformação do meio ambiente, principalmente no que diz respeito à poluição e ao desperdício de água.
Desenvolvimento.
Desenvolvimento.
Linguagem oral e escrita:
Falar diariamente sobre a importância da água:
Leitura de textos, histórias, parlendas, adivinhas que falem sobre o assunto
Produção coletiva de pequenos textos
Escrita espontânea
Cruzadinhas, caça-palavras
Atividades com alfabeto móvel
Leitura de textos, histórias, parlendas, adivinhas que falem sobre o assunto
Produção coletiva de pequenos textos
Escrita espontânea
Cruzadinhas, caça-palavras
Atividades com alfabeto móvel
Palestras sobre meio ambiente
Entrevista com um profissional da rede de tratamento de água
Atividades diversificadas envolvendo a escrita de palavras significativas sobre o assunto estudado
Entrevista com um profissional da rede de tratamento de água
Atividades diversificadas envolvendo a escrita de palavras significativas sobre o assunto estudado
Matemática
Estatística (contas de água) (e porcentagem de água nos alimentos e no corpo)
Noções de massa (pesado/leve), volume (cheio/vazio)
Situações-problema envolvendo a água
Jogo com dado/trilha
Seriação e classificação.
Estatística (contas de água) (e porcentagem de água nos alimentos e no corpo)
Noções de massa (pesado/leve), volume (cheio/vazio)
Situações-problema envolvendo a água
Jogo com dado/trilha
Seriação e classificação.
Natureza e sociedade:
Observação do ciclo da água
• Conversa sobre o desperdício da água nas diversas situações cotidianas
• Experiências diversas com a água nos estados: sólido/líquido/gasoso
• Passeio ao redor da escola observando a ação da chuva no bairro e a ocorrência de esgoto a céu aberto
Experiência do pé de feijão
Vídeos que abordam o tema
Pesquisa de figuras que mostrem as diferenças entre a água limpa e a água poluída
Observação do ciclo da água
• Conversa sobre o desperdício da água nas diversas situações cotidianas
• Experiências diversas com a água nos estados: sólido/líquido/gasoso
• Passeio ao redor da escola observando a ação da chuva no bairro e a ocorrência de esgoto a céu aberto
Experiência do pé de feijão
Vídeos que abordam o tema
Pesquisa de figuras que mostrem as diferenças entre a água limpa e a água poluída
Onde encontramos água? Água no meio ambiente
Água no nosso corpo –
Água das frutas e outros alimentos
Artes
Desenho livre e de observação
Recorte e colagem
Dobraduras
Releitura de obras de arte
Modelagem com areia e argila
Técnicas de pintura
Maquetes
Jogo da memória
Música e movimento:
Atividades diversas , músicas e cantigas relacionadas ao tema
Ginástica historiada
Circuito da água
Teatros e dramatizações
Avaliação: Avaliar a participação dos alunos no decorrer das atividades propostas, observar as suas ações e atitudes , avaliar as produções orais e escritas e expor os trabalhos realizados.
Avaliação: Avaliar a participação dos alunos no decorrer das atividades propostas, observar as suas ações e atitudes , avaliar as produções orais e escritas e expor os trabalhos realizados.
Culminância: Feira Cultural
http://escolaleonrenault.blogspot.com.br/2015/09/atividades-do-1-e-2-periodos.html
http://escolaleonrenault.blogspot.com.br/2015/09/atividades-do-1-e-2-periodos.html
Muito bacana esse projeto supervisora Ivani Ferreira. Eu conheci o seu blog através da entrevista concedida à escolas conectadas.Amei a sua história de vida, sua dedicação e talento .Sou sua fã!!! Cláudia)
ResponderExcluirMuito bacana!!! amei.
ResponderExcluirParabéns pelo projeto! Muito bacana!
ResponderExcluirMeu nome é Ana Brandão, estou no curso gotinhas de consciência e achei muito legal esse projeto, pois leva uma proposta para que as crianças conscientizem as pessoas da relevância de se econômizar água e não poluir os rios, mares, oceanos.
ResponderExcluirMuito interessante esse projeto, me dá inspiração para trabalhar com meus pequenos alunos, amei 🥰 parabéns 🌹
ResponderExcluirPARABÉNS AOS PROFESSORES EMPENHADOS NO PROJETO, É UMA MANEIRA DAS CRIANÇAS ESTAREM SE CONSCIENTIZANDO E COMPARTILHANDO COM OS ADULTOS TODO ESSE APRENDIZADO, SIM PQ EM ALGUM MOMENTO ELA VAI DEPARAR COM UM ADULTO MAL EDUCADO E SABERÁ TOMAR UMA ATITUDE , DENTRO DO CONHECIMENTO DELA
ResponderExcluirParabéns
ResponderExcluirOlá!
ResponderExcluirEu amei os projetos, com certeza vou utilizar o que aprendi no CMEI onde trabalho.
Prabéns!