Aprendendo matemática através de jogos.
Utilizando o jogo das maçãs(que é uma adaptação do jogo colhendo laranjas, presente no livro "Matemática no dia a dia da Educação infantil", da autora Eliane Reame) a professora Luciana está criando várias situações problemas, em sala de aula.
Colhendo maçãs !!! para os alunos adicionar, subtrair e realizar a contagem.
Obs: Cada jogo foi confeccionado pelos alunos e suas famílias, por esse motivo não são iguais!
Sugestões de
jogos:
Construir as
árvores (colocar figuras para identificar as quantidades), são dois jogadores
de cada vez um para cada árvore, sendo que um joga o dado e dependendo da
quantia ele colherá as frutas de sua árvore, depois o outro arremessa o dado e
colhe suas frutas de acordo com a quantia tirada, vence o jogo quem colher
todas as frutas primeiro...
O educador
deve estar motivando-os a ajudar os companheiros a contar as frutas e os
números que saírem no dado...nessa brincadeira podem ser trabalhados vários
objetivos, entre eles: quantidade, números, competitividade, aprende a contar (oralidade),
cores, importância das frutas...
O professor
poderá ainda ir criando situações problemas orais para as crianças irem
adicionando e subtraindo as maçãs.
Jogo cantado!!!
PASSOU UM CAMINHÃO DE LARANJA PREPARAÇÃO:
Alunos sentados em
cadeiras, formando uma roda.
DESENVOLVIMENTO: Todas as
crianças colocam as duas mãos fechadas para frente e a professora vai passando e
batendo em cada uma das mãos das crianças, cantando: “Passou um caminhão de
laranja por aqui, quantas laranjas você comprou?” Em quem parar deverá dizer um
número qualquer, por exemplo: cinco. E a professora continua batendo nas
mãozinhas: 1, 2, 3, 4, 5. Em quem parar deverá esconder uma das mãozinhas. E
quando esta tiver as duas mãos escondidas deverá virar a cadeira do lado
contrário. A brincadeira continua até que todos tenham as duas mãos escondidas,
ficando apenas um ganhador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário