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segunda-feira, 4 de abril de 2016

Colhendo maçãs!!! 2º período da tia Lú


Aprendendo matemática através de jogos.

Utilizando o jogo das maçãs(que é uma adaptação do jogo colhendo laranjas, presente no livro "Matemática no dia a dia da Educação infantil", da autora Eliane Reame) a professora Luciana está criando várias situações problemas, em sala de aula. 
Colhendo maçãs !!! para os alunos adicionar, subtrair e realizar a contagem.

Obs: Cada jogo foi confeccionado pelos alunos e suas famílias, por esse motivo não são iguais!











Sugestões de jogos:
Construir as árvores (colocar figuras para identificar as quantidades), são dois jogadores de cada vez um para cada árvore, sendo que um joga o dado e dependendo da quantia ele colherá as frutas de sua árvore, depois o outro arremessa o dado e colhe suas frutas de acordo com a quantia tirada, vence o jogo quem colher todas as frutas primeiro...
O educador deve estar motivando-os a ajudar os companheiros a contar as frutas e os números que saírem no dado...nessa brincadeira podem ser trabalhados vários objetivos, entre eles: quantidade, números, competitividade, aprende a contar (oralidade), cores, importância das frutas...
O professor poderá ainda ir criando situações problemas orais para as crianças irem adicionando e subtraindo as maçãs.


Jogo cantado!!!


PASSOU UM CAMINHÃO DE LARANJA PREPARAÇÃO:

 Alunos sentados em cadeiras, formando uma roda.                      

DESENVOLVIMENTO: Todas as crianças colocam as duas mãos fechadas para frente e a professora vai passando e batendo em cada uma das mãos das crianças, cantando: “Passou um caminhão de laranja por aqui, quantas laranjas você comprou?” Em quem parar deverá dizer um número qualquer, por exemplo: cinco. E a professora continua batendo nas mãozinhas: 1, 2, 3, 4, 5. Em quem parar deverá esconder uma das mãozinhas. E quando esta tiver as duas mãos escondidas deverá virar a cadeira do lado contrário. A brincadeira continua até que todos tenham as duas mãos escondidas, ficando apenas um ganhador. 

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