O trabalho de linguagem oral como conteúdo escolar deve ser
um objeto de destaque no ensino de Língua Portuguesa, uma vez que, socialmente,
mais falamos do que escrevemos.
Os jornais
televisivos aparecem como recursos eficientes em sala de aula , por vários
motivos: imitam a realidade, colocam o aluno no centro da cena de comunicação,
oportunizam o contato com uma variedade de tipos e gêneros textuais, abrigam
atividades que envolvem planejamento, pesquisa, trabalhos em grupos, divisão de
tarefas e valorização de resultados, possibilitam uma análise da língua, gerada
a partir da observação e comparação entre a forma oral e a escrita.
Trabalhando com jornais impressos!!!
A utilização do jornal na sala de aula auxilia no desenvolvimento da linguagem, na ampliação do vocabulário, na capacidade de analisar discursos e na própria inserção do aluno, como cidadão, na sociedade, além de predispô-lo favoravelmente à leitura de livros.
Criando diversos gêneros textuais presentes em um jornal
Nenhum comentário:
Postar um comentário