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sábado, 16 de agosto de 2014

Projeto Reeducação Alimentar/Regina Esméria



Abertura do projeto na festa da família com o teatro Chapeuzinho Vermelho.




































Anexo:
Projeto Reeducação Alimentar/Regina Esméria


APRESENTAÇÃO: 

Partindo do pressuposto de que a escola é um espaço propício para promover a saúde, a formação de valores e hábitos saudáveis (e entre eles o da alimentação), o projeto Reeducação Alimentar surge como um artifício a contribuir para conscientização de nossos alunos nas escolhas que envolvem sua alimentação.  Coletivamente, as crianças sentem-se motivadas a degustarem alimentos variados e saudáveis. Dessa maneira, o projeto fomentará a criação de bons hábitos de alimentação pelas crianças. Espera-se que, a fim de conferir amplitude ao projeto, as famílias espontaneamente participem do projeto ajudando com os “Para Casas” e enviando frutas nas datas estabelecidas pela professora. O projeto terá a duração de seis meses e todas as atividades em sala de aula serão voltadas para reeducação alimentar.

JUSTIFICATIVA 

Ao observar a alimentação dos alunos durante seis meses, verifiquei o excessivo consumo de comida industrializada de modo geral (salgadinhos, bolachas recheadas, etc.) e a ausência de frutas em suas lancheiras. Além de tal dieta constituir uma fonte pouco saudável de nutrientes, acredito que também contribuiu para a criação de uma resistência a frutas oferecidas pela escola. Cabe à escola reverter esse quadro por meio da introdução de novas variedades alimentares na própria alimentação oferecida aos alunos no horário do lanche.

O Projeto de Reeducação Alimentar se faz tão necessário considerando o elevado número de casos e doenças diretamente ligados aos maus hábitos de alimentação e higiene. Essa mudança de hábitos, incentivando o consumo de alimentos saudáveis e práticas higiênicas, contribuirá para o crescimento e boa saúde, missões de toda boa escola.

OBJETIVO GERAL:

Promover uma reeducação alimentar com o consumo de alimentos saudáveis, manter hábitos de higiene e a consciência de sua contribuição para a promoção da saúde de uma forma atraente, lúdica e educativa.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: 

* Ampliar o vocabulário;


* Promover o consumo de frutas, legumes e verduras;

* Prover atividades que valorizem e aproximem as crianças dos alimentos com menor aceitação;


* Investigar a importância nutritiva dos alimentos e despertar o apreço por eles;


* Conhecer e identificar os diferentes tipos de alimentos;


* Entrar em contato com textos de gêneros distintos (lista de frutas/receitas);


* Observar as cores e sentir tanto os sabores quanto a textura dos alimentos;


* Conscientizar os alunos, por meio da informação do cardápio diário, da importância da boa alimentação sem desperdícios;

* Conhecer a necessidade da higienização dos alimentos e das mãos.


PÚLBLICO ALVO:

Educação Infantil: Maternal 1º e 2° período


ÁREAS:

* Matemática, artes, linguagem oral e escrita, natureza e sociedade.


LINGUAGEM ORAL E ESCRITA:

* Conversa em roda sobre a importância da ingestão de frutas, legumes, verduras e alimentos lácteos para a saúde, sobre a necessidade de higienizarmos os alimentos, sobre a existência de alimentos prejudiciais à saúde quando ingerido em excesso, etc.
* Fazer um levantamento dos conhecimentos prévios que a criança possui sobre o alimento (ex.: Banana – o que sabemos/ o que queremos saber/o que aprendemos);

* Contos;
* Poemas;
* Histórias;
* Adivinhas;
* Parlendas;
* Músicas;
* Letras iniciais.

MATEMÁTICA:


* Gráficos; 
* Quantidades;
* Contagem;
* Seriação:
* Classificação e agrupamento.

NATUREZA E SOCIEDADE:

* Experiências;
* Observação da transformação dos alimentos em outros;

* Meio ambiente (produção dos alimentos);

* Nosso corpo (higiene nossa e dos alimentos);

* Importância dos nutrientes para o nosso organismo.

ARTES:

* Artes com material reciclável;

* Confecção de fantoches dos alimentos;

* Produção de desenhos com interferência e sem interferência;

* Disponibilização de frutas, legumes e verduras para manipulação livre;

* Trabalho com massa de modelar;

* Confecção de painéis.

CULINÁRIA:

* Produção de pratos. Ex: Salada de frutas e sucos;
* Criação de receitas saudáveis.

TRABALHO COM OS PAIS:

* Incentivo à participação com o objetivo de estimular o envio, por parte dos pais, de frutas e legumes;
* Pesquisas enviadas para a casa;
* Envio de receitas saudáveis para a construção do livro de receitas.

 
PRODUTO FINAL:

* Cada criança levará para a casa um livro de receitas;
* Encenação de uma peça teatral sobre o tema.
* Uma produção de texto coletiva escrita pelo educando para o portfólio.
* Um livro para o portfólio


A AVALIAÇÃO 


Será efetuada durante todo o decorrer do projeto por meio de observação e registros feitos pelas professoras, pelas conversas e questionamentos na hora da rodinha de conversa.

 

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