Educar com Amor!

Educar com Amor!
Leitura: Comp@rtilhe essa ideia.

sexta-feira, 1 de maio de 2015

Atividades com blocos lógicos- Maternal 3 da tia Andreia


             Blocos lógicos

A simplicidade desse instrumento que ajuda a desenvolver o pensamento matemático.

 Blocos lógicos, um conjunto de pequenas peças geométricas divididas em quadrados, retângulos, triângulos e círculos, por meio de cores, tamanhos e espessuras. Eles têm por finalidade auxiliar na aprendizagem de crianças da Educação Infantil. Podem ser confeccionados em madeira, E.V.A. ou cartolina com diferentes tamanhos, espessuras e cores.
Esse material permite que a criança desenvolva as primeiras noções de operações lógicas e suas relações como correspondência e classificação, imprescindíveis na formação de conceitos de matemática. Segundo Piaget, “a aprendizagem da matemática envolve o conhecimento físico e o lógico-matemático. No caso dos blocos, o conhecimento físico ocorre quando a criança pega, observa e identifica os atributos de cada peça. O lógico- -matemático se dá quando ela usa esses atributos sem ter o material em mãos (raciocínio abstrato)”.
Após a professora Andreia explorar as peças junto a sua turminha, ela deixa as crianças manusear livremente as peças, brincando e empilhando/fazendo torres.




















Nenhum comentário:

Postar um comentário